Copa Poupex de Adestramento marca fase de crescimento e evolução da modalidade no DF

07/06/2021 as 10:28
Nos dias 05 e 06 de junho, o Brasília Country Club recebeu a Copa Popex de Adestramento, que contabilizou pontos como a II e III etapa do Ranking FHBr da modalidade, e reuniu 37 conjuntos participantes.
 
A prova, que contou com duas pistas com provas ao mesmo tempo, uma delas de paraequestre, marcou a evolução da modalidade de diversas formas: a adequação e uso do sistema online Gira para divulgar as notas dos conjuntos, a estreia de juízes formados no curso realizado no mês passado pela FHBr, a presença da juíza internacional Sandra Smith e de um Steward na prova, realizando tarefa que até então não vinha sendo feita em provas regionais, tais como observar se os equipamentos utilizados são os permitidos e se estão sendo usados corretamente, se há machucados nos cavalos, se há algum comportamento abusivo ou inadequado na distensão, etc, trabalho importante para preparar os conjuntos para provas de nível nacional. 
 
Após a prova, a diretora de Adestramento da FHBr, Rafaela Orlandini, fez uma avaliação do evento: "A prova teve várias finalidades: uma delas foi a interação da Sandra, que é juíza Internacional, com os novos juízes regionais do nosso quadro, tivemos também a presença da Graziela Salvagni, que fez o curso de juíz do paraequestre, estamos colocando o Steward, que inclusive detectou alguns problemas e orientou os conjuntos para que não se repetissem. Tivemos um número expressivo de atletas, apesar de alguns forfairs, mas considerei bastante produtivo. Também aplicamos mais uma fase de teste do programa de lançamento de notas, que traz agilidade e outra dinâmica para a prova. Além de contarmos com a presença do General Krause na premiação, e a premiação em espécie que conseguimos graças ao patrocínio da Poupex". 
 
Os atletas fizeram muitos elogios à organização da prova e a juíza Sandra Smith, que veio de São Paulo para julgar a prova, comentou: "encontrei um grupo muito comprometido, evoluindo, com bons cavalos e conjuntos, alguns que realmente chamam atenção. Fiquei feliz que o sistema online está sendo usado, é muito bom para o cavaleiro manter um histórico de suas notas e também para os juízes se adaptarem a esse método que vem sendo usado no mundo todo. Espero que os conjuntos continuem evoluindo e tendo apoio, para terem condições de ir com boa representatividade e equipe ao Campeonato Brasileiro". 
 
Confira os resultados da prova em: https://www.gira.io/  e alguns registros da prova:
 





 
















Fotos de arquivo pessoal ou por Isabella Campedelli (ibccom.contato@gmail.com)